sábado, 23 de abril de 2011

Coluna Nipo Heroes HP



Tokusatsu é na verdade a abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei" que quer dizer mais ou menos "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais, mas atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras. Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla e os seriados National Kid, Ultraman, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector entre muitos outros.



 A origem do Tokusatsu:


Aldo Mesquita
Após o final da 2ª Guerra Mundial com a vitória dos Aliados em 1945, houve uma enorme expansão nacionalista iniciada pelos Estados Unidos, que aumentou consideravelmente a criação, divulgação e produção de heróis que exaltavam tal ideal, como Superman, Mulher Maravilha e Capitão América, entre outros. Acredita-se que o Japão, temendo que essa invasão de heróis ocidentais advindos da "nação da liberdade" (um manto sob o qual cobriam-se os heróis norte-americanos) se alastrasse pelo seu território, resolveu iniciar os primeiros projetos de criação de seus próprios "heróis". As primeiras produções tokusatsu de que se tem notícia foram os longas-metragens do monstro Godzilla (produzidos pela Toho), que fizeram muito sucesso na década de 50. Em 1958, a Toei Company produzia o primeiro super-herói japonês da história: Gekko Kamen (traduzido como Máscara Lunar) e a partir de então, o gênero começou a abranger as séries televisivas e produções cinematográficas de super-heróis e já nos anos 60, o gênero passou por uma grande "onda", desencadeada pelas novas tecnologias da época (principalmente pela televisão a cores), num período em que a produção de heróis aumentou consideravelmente e diversas produtoras engajavam-se na criação de novas e variadas produções.

Em 1966, pelas mãos de Eiji Tsuburaya, surge Ultraman, herói que revolucionou o conceito do tokusatsu e desencadeou uma das maiores ondas produtivas e iniciou o sucesso dos chamados Kyodai Heroes (heróis gigantes), que invadiram a TV japonesa até meados dos anos 70. Anos mais tarde, em 1971, a série Kamen Rider, do mangaká Shotaro Ishinomori, ganha uma adaptação para a televisão, tornando-se um dos maiores sucessos da época e também "abrindo" uma nova franquia que, de certa forma, mostrava-se como uma antítese ao "modelo gigante" dos heróis gigantes. Em 1975, estréia a série Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), que abre uma nova vertente no tokusatsu: o gênero Super Sentai (então chamado simplesmente de "Sentai"), que também fez grande sucesso e tornou-se uma franquia independente.

Ao longo do tempo, o gênero tokusatsu aumentou de forma considerável sua abrangência, atualmente contemplando não apenas as séries e filmes de super-heróis produzidas anualmente, mas também outras produções anteriormente não abrangidas (como as adaptações live-action de mangás ou animes, por exemplo) e com essa abrangência, venceu as fronteiras, espalhou-se pelo mundo chegando inclusive ao Brasil, onde fez uma vasta e cativa legião de fãs que persistem até os dias de hoje, assíduos a tudo aquilo que estava ao seu alcance em termos de Tokusatsu. Através desses fãs, surgiram diversos movimentos na internet em homenagem ao Tokusatsu e impulsionado por essa paixão, arregacei as mangas e em meio a tantos surgimentos, nascia junto um sonho meu, a "Nipo Heroes HP".


Surge a Nipo Heroes HP


Em 21 Julho 2001 ia ao ar o site Nipo Heroes HP, site que tinha a intenção de homenagear as séries que tanto fizeram sucesso na TV brasileira, e de inicio esse era o único propósito, homenagear apenas as séries que passaram no Brasil, mas com o passar do tempo e o acesso mais fácil a internet, descobri que os seriados que eu tanto amava, diferentemente do que eu cogitava, não haviam parado de ser produzidos, apenas não eram mais exibidos no Brasil, mas continuavam a ser produzidos anualmente na terra do sol nascente e assim, os horizontes, os conhecimentos e as vontades se expandiram e uma nova e revigorada Nipo Heroes HP surgiu, buscando trazer aos visitantes da página, toda e qualquer informação sobre as sagas Tokusatsu, descrevendo a trajetória dos personagens dentro de cada saga, de forma bem detalhada e caprichada, empenho esse que rendeu frutos...

Em 2005, durante o evento AnimeXtreme, com o apoio e participação da Nipo Heroes HP, a primeira sala de exibição de Tokusatsu de toda a região sul do Brasil nascia abrindo então as portas para que dezenas de outras salas do mesmo estilo se projetassem por todos nosso pampa gaúcho em um ciclo que persiste até hoje e isto foi um grande marco ao Tokusatsu em nosso país, em termos de ações realizadas por fãs, pois nunca algo assim havia sido realizado ainda aqui na nossa região, apenas nas grandes capitais do país, e o sucesso foi tanto, que no ano seguinte, na cidade de Porto Alegre, uma nova sala foi realizada atingindo também grande êxito. Visto a idéia ser bem aceita e o Japan Project merecer também um empenho desses, a Nipo Heroes HP resolveu voltar seus esforços para desenvolver aqui em Bagé, uma variada e bem servida sala de exibição de videos Tokusatsu e assim surgia a "Sala de Exibição de Videos Nipo Heroes HP", a qual persiste até os dias de hoje, a cada novo evento, mais completa e mais detalhada, sempre buscando uma boa fusão entre o clássico e as novidades, visando atender a todos os tipos de gostos e assim ser realmente, um entretenimento de importância ao evento Japan Project!

Enfim, muito ainda existe para ser comentado, mas no dado momento, se faz suficiente o que divulgamos até aqui. Ainda comentaremos sobre os estilos de cada série, as mais marcantes no Brasil, os maiores sucessos, as menos conhecidas, as séries novas lançadas a cada novo ano e também, as demonstrações de fãs nos mais variados estilos, como as fan fictions que hoje estão disponíveis em diversos lugares, mas isso, são assuntos para próximos tópicos, aqui na nossa coluna Nipo Heroes HP!


* Microempresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário