quinta-feira, 19 de maio de 2011

Coluna Nipo Heroes HP: Cosplay versus Tokusatsu

 Rouki


Final de semana de 14 e 15 de Maio de 11, estive presente aos dois dias da 14ª Edição do evento Animextreme e por mais que se tenha batalhado para reverter tal situação, e mesmo já tendo conseguido muito avanço nesse sentido, me chateio um pouco de ver o quanto o cosplay de Tokusatsu ainda é minoria imensa no mar de cosplayers que se fazem presentes aos eventos em geral.

Aldo Mesquita

Em Porto alegre, nos diversos eventos que já presenciei, pode-se contar acredito que nos dedos das mãos quantos cosplayers de Tokusatsu foram apresentados, sendo um dos grandes responsáveis provavelmente por mais de 50% dos cosplays desse estilo, meu amigo Alexandre Piccolo, com o qual já vi trajando Doggie Krugger (Dekaranger), Change-Dragon (Changeman), Cybercop Jupiter (Cybercops) entre tantos outros. Mas mesmo com toda a sua perseverança, os cosplayers de Tokusatsu ainda são uma esmagadora minoria...
Ainda existe um outro problema, visto a falta de conhecimento da galera mais nova sobre os guerreiros nipônicos e visto as séries americanas terem muito mais veiculação no nosso país que os originais, ocorrendo que o reconhecimento errôneo dos poucos personagens de tokusatsu que surgem entre os cosplays aconteça de maneira muito frequente, ou seja, se faz um cosplay de Metalder, chamam o cosplayer de Troopper, se faz um cosplay de Super Sentai, chamam o cosplayer de Power Ranger, se faz um cosplay de Mecha Sentai, chamam o cosplayer de Megazord e assim por diante... Confesso, se eu fosse o cosplayer, isso seria o suficiente pra desistir e talvez isso seja um dos motivos dos cosplays de Tokusatsu não ganharem o universo dessa arte, pois dificilmente são reconhecidos da forma correta, sendo frequentemente confundidos com as adaptações americanas.
Sem falar que, durante as apresentações de cosplay em todos os eventos, muitos cosplays altamente trabalhados, unicamente por serem de Tokusatsu e consequentemente quase sempre desconhecidos, mesmo estando em maior grau de acabamento, acabam nunca ganhando nenhum concurso, principalmente por falta de conhecimento dos jurados, pois são eles os responsáveis por julgar o cosplayer e dar-lhes a nota e como não conhecem o personagem, o julgam errado, pois não são poucas as vezes em que eu mesmo perguntei a jurados de concurso “o que achou do cosplay tal” e a resposta foi “não gostei, nem sei quem é esse cara”, ou seja, o cosplay não é julgado como deveria e sim, descartado por ser desconhecido!
Dokusai de jiraya
 (Click para ampliar)
E ainda o fator “desconhecimento” ajuda a piorar a situação mesmo de quem não compete, pois é comum o pensamento dentre os cosplayers de que “eu curto Tokusatsu, gostaria de fazer cosplay de algum personagem desses, mas ninguém vai reconhecer e ainda vão confundir com outros personagens, então vou fazer um mais conhecido para que meu cosplay seja melhor visto”! Desistimulante não? E esse é o cenário do cosplay, não digo gaúcho, mas sim do Brasil, pois vemos dezenas de cosplayers de Naruto em todos os eventos, porque é um anime altamente conhecido, tantos cosplayers que chegam a nem mais disputar as câmeras, pois bastará olhar para o lado e enxergar 3 ou 4 Akatsuki na nossa volta... E estranhamente, ao aparecer um cosplay de Tokusatsu, todos correm para a volta do cosplayer para tirar fotos e mesmo assim, o cosplay de Tokusatsu não consegue ganhar seu espaço nessa arte tão bacana e empolgante.

Fica aqui os meus parabéns para aqueles que como Alexandre Piccolo de POA, enxergam no Tokusatsu algo mais que personagens desconhecidos e persistem em depositar seu talento e dedicação em montar seus cosplayers, em personagens que merecem tanto destaque quanto os que hoje povoam os eventos. E fica a dica aos organizadores de evento, muito cuidado ao escolherem seus jurados, muitos deles estão sentados ali na frente do palco, fazendo “uni-duni-tê”, ou seja, “esse aqui eu conheço e gosto, então, nota 10 pra ele, já o outro eu dou 0 porque nem sei quem é...” o que não é bom, nem pra quem compete e muito menos pro evento que leva a culpa pela falta de conhecimento dos jurados.


Piccolo como Buba de Changeman
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário